Juntos construindo

projetos executados

cursos ministrados

alunos (+)

prêmios

Anamaria Murta
Anamaria Murta

Arquiteta (UFMG), especialista em Urbanismo (UFMG), em Planejamento Urbano e Regional (California State University) e em Planejamento Territorial e Urbano (PUC-Minas/ Universidade de Bolonha). Mestre em Ciências Sociais, com ênfase em Políticas Públicas (PUC-Minas).

Sou também professora, lecionando arquitetura e urbanismo na rede particular de ensino há mais de 30 anos. Tenho experiência prática diversa, que vai do projeto à capacitação de gestores públicos, da consultoria à elaboração de Políticas Públicas. Em minha trajetória profissional, procuro ter um olhar voltado para o desenvolvimento urbano democrático e sustentável, sendo o Planejamento Participativo o foco das minhas investigações.

Busco sempre a troca de conhecimentos e vivências, por isso adoro ensinar e aprender. Minha inspiração vem das pessoas, dos espaços vividos, da música, da boa gastronomia, pois o que me encanta é o cotidiano nas cidades.

A decisão de formar a Escola Livre surgiu a partir de encontros profissionais, pedagógicos e de sintonias pessoais na forma de ver o ensino, a arquitetura e o urbanismo. Assim, criamos um espaço para exercitar nossas vivências, partilhar nossas dúvidas e contribuir para uma formação profissional que faça diferença. Espero você!

Currículo Lattes.

Carolina Amarante Boaventura
Carolina Amarante Boaventura

Arquiteta e Urbanista, com Mestrado em Arquitetura, construí uma relação de vivência com a Arquitetura que estrutura minha trajetória profissional.

Desde criança tenho fascínio pelas cidades, casas e construções. Nos passeios com meus pais, meus roteiros obrigatórios incluíam “ver as casas bonitas” e visitar construções – em especial a obra daquela que seria nossa “casa nova”. Em viagens ao Rio de Janeiro e à Belo Horizonte, ficava perplexa com a desigualdade social refletida na ocupação das favelas – a questão social sempre me despertou uma necessidade de querer colaborar. Aos 7 anos de idade, minha mãe me explicou que o arquiteto era o profissional que trabalhava com todas essas questões e foi aí que escolhi qual seria minha profissão.

Em 2007 iniciei a graduação e, desde então, venho construindo uma prática sólida e diversificada. Atuei como pesquisadora na universidade e como arquiteta em escritórios incríveis de Belo Horizonte. Participei no desenvolvimento de projetos que vão desde infraestrutura para ocupações urbanas a projetos de praças, museus, auditórios, edifícios residenciais, edifícios comerciais, expografia e interiores. Fundei meu escritório em 2012 e, com a conclusão do meu mestrado em 2018, passei a conciliar a prática com a docência. Atualmente, além de professora, sou arquiteta e urbanista na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, onde desenvolvo projetos urbanos especiais (praças, parques, vias, equipamentos, entre outros).

Na Janelativa encontro a liberdade de compartilhar aprendizados, trocar experiências e atuar na diversidade que me norteia, tendo sempre, como pano de fundo, a vontade de trabalhar com – e para – pessoas, qualificando espaços e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida através dos conhecimentos adquiridos na profissão que escolhi.

Currículo Lattes.

Isabela Vecci
Isabela Vecci

Meu nome é Isabela Vecci, e queria ser arquiteta desde os 12 anos de idade. Sou formada em arquitetura pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix em Belo Horizonte, tenho pós-graduação em fotografia e mestrado em educação, na linha de Educação em Museus da UFMG.

Minhas áreas de interesse na arquitetura são várias, mas tenho especial carinho pela arquitetura de interiores. Neste campo, desenvolvo projetos comerciais, residenciais e institucionais, principalmente em expografia. Também trabalho com desenho de mobiliário e, desde 2007, sou professora de arquitetura lecionando disciplinas de projeto. Se tem uma característica que eu julgo me definir é a minha curiosidade. Conhecer coisas novas, descobrir como funcionam, vasculhar livros, lugares, conversar e escutar as pessoas. Tenho um escritório de projetos de arquitetura há trinta anos e sempre me surpreendo, me divirto e aprendo com minha profissão. Dar aulas também é uma forma incrível de aprender e compartilhar conhecimentos e experiências. A Janelativa é mais um lugar para estas trocas!

Currículo Lattes.

Jacqueline Vilela
Jacqueline Vilela

Eu sou a professora Jacqueline Vilela, arquiteta, urbanista, mestre e doutoranda pela Universidade Federal de Minas Gerais. Por mais de 30 anos, atuo no mercado de projetos de arquitetura residencial e comercial em BH e a aproximadamente 10 anos sou professora da rede particular de ensino universitário em Belo Horizonte.

Meus estudos estão sendo desenvolvidos principalmente na área de conforto ambiental e eficiência energética em edifícios e no tecido urbano. Me encantam os sentidos, ouvir, conversar e me sentir bem nos ambientes que projetamos. Preocupo-me o impacto ambiental que nós, seres humanos, temos produzido nas cidades. Adoro estudar e viajar. Ver museus, passear pelas ruas, sentir cada lugar, que nos reserva uma visão e um sentimento. Quem eu sigo no Instagram? Vários escritórios, aqui de Minas, do Brasil e do mundo, que desenvolvem projetos que pensam no conforto, sustentabilidade e nos ambientes que atendem às necessidades do ser humano.

A cerca de um ano tive o prazer de fundar a Escola livre Janelativa, junto com professores colegas de expertises variadas e que tinham em comum o desejo de oferecer aos profissionais da arquitetura, urbanismo, design e engenharias, complemento da educação universitária com qualidade visando o mercado de trabalho. O objetivo da Escola livre Janelativa é fazer a diferença na vida dos nossos alunos, motivando-os e despertando um prazer especial em aprimorar seus conhecimentos A experiência de aprender e ensinar pode ser prazerosa para todos.
A gente se vê por aqui!!!

Currículo Lattes.

Sibelle Meyer
Sibelle Meyer

Arquiteta completamente apaixonada pela profissão.
Tenho um escritório há mais de 30 anos, onde atuo nas áreas de projeto residencial, comercial e institucional e gerenciamento de obra civil.

Sou uma pessoa curiosa e procuro me manter atualizada. Por isso gosto tanto de dar aulas, uma vez que o ato de ensinar nos obriga a um posicionamento ativo e crítico diante das mudanças. Sou professora universitária com 14 anos de experiência. Fiz minha graduação e meu mestrado, onde trabalhei com processo de projeto participativo, na UFMG e, atualmente, desenvolvo o doutorado na mesma instituição, onde estudo a relação entre o discurso do arquiteto e o seu processo de projeto. Acredito que todo conhecimento só é válido a partir da hora que é compartilhado. Por isso adorei a ideia de poder fazer parte de um grupo de professores brilhantes que admiro, com os quais tive o prazer de dividir a sala de aula e que comungam das mesmas crenças.

Gosto de tudo um pouco, só não gosto mesmo é de jiló. Adoro cinema, um bom livro e, como todo mineiro, de boa comida. Amo viajar e estudar, se puder viajar e estudar ao mesmo tempo aí eu fico no céu… Se for em um lugar com comida boa, aí é o paraíso!!! Hoje em dia, sigo vários arquitetos nas redes sociais e assisto aos meus favoritos no Youtube. A Janelativa é um espaço para a troca e compartilhamento de experiências, onde podemos discutir temas variados tendo como pano de fundo a arquitetura. Se você também é apaixonado pelo tema, venha fazer parte deste grupo.

Currículo Lattes.

Tarcísio Gontijo Cunha
Tarcísio Gontijo Cunha

Sou arquiteto e urbanista há 18 anos, especialista em Planejamento Ambiental Urbano, mestre e doutorando em Arquitetura e Urbanismo. Na minha infância, eu desenhava de tudo, em qualquer superfície disponível. Mas sempre tive um grande interesse em inventar plantas de casas e skylines de cidades.

Assim, entrei no curso de graduação motivado pelo desenho e pela arquitetura. No entanto, meu campo de atuação se direcionou aos poucos para o planejamento e projeto urbanos, em função dos estágios acadêmicos e da prática profissional, onde trabalhei nos setores privado e público, com projetos de parcelamentos e de espaços públicos.

Estou na docência há 12 anos, atuando em disciplinas ligadas a representação gráfica e projeto urbano. Vivencio o melhor desses dois mundos, expressando-me através do desenho e discutindo o espaço público em busca de novas possibilidades de vivência deste organismo vivo que é a Cidade.

Na Janelativa tenho a possibilidade de incrementar esta rede de agentes transformadores, através da troca sincera de conhecimento.

Currículo Lattes.

Tatiana Alves
Tatiana Alves

Sou arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura da UFMG e tenho mestrado e doutorado em Energia e Sustentabilidade, também pela UFMG.

Nos últimos 15 anos, tenho dividido minha carreira entre a vida acadêmica e o mercado de arquitetura. No universo acadêmico, minhas áreas de interesse são eficiência energética, modelagem termo energética, iluminação, sustentabilidade, ensino e aprendizagem. No mercado de arquitetura, trabalho com atividades de desenvolvimento, coordenação e gestão de projetos corporativos/institucionais, bem como projetos de apoio à produção industrial.

Tenho também experiência na implantação e coordenação de Sistema da Qualidade. Além do trabalho, tenho ainda duas grandes paixões: o esporte e as viagens. O esporte me ajudou a ser disciplinada, focada e objetiva.

As viagens abriram minha alma para o mundo. Experimentar e vivenciar coisas novas é o combustível que me move. Construir e compartilhar conhecimento é o que faz meus olhos brilharem. Na Janelativa encontrei pessoas as quais admiro e que me complementam. Aqui é um espaço de troca de conhecimento e de aprendizagem contínua, construído a várias mãos, para levar a todos o que acreditamos: que educação e conhecimento são as engrenagens do mundo.

Currículo Lattes.

  • Cadastre-se e receba novidades:

4 + 9 =

  • Cadastre-se e receba novidades:

14 + 3 =

Precisa de ajuda?