tema do tcc

Anamaria Murta e Tarcísio Gontijo Cunha

Quanto mais se aproxima o último ano do curso de Arquitetura e Urbanismo, começa a crescer no aluno uma certa ansiedade em relação ao tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), chamado também de Trabalho Final de Graduação (TFG) em algumas universidades. Considerando que o aluno passou a maior parte do curso projetando, ele deveria “tirar de letra” esse momento.

A questão é que o tema do TCC tem uma peculiaridade em relação aos demais temas desenvolvidos nos semestres anteriores: ele deve ser escolhido pelo aluno de forma crítica/consciente e promover um debate maduro sobre questões de relevância social no campo da arquitetura e do urbanismo. A isso se soma o fato de que o aluno passará por uma banca avaliativa que deve atestar sua capacidade para seguir na vida profissional como arquiteto e urbanista.

Nesse contexto, já por volta do 7º e 8º períodos, muitos alunos começam a se questionar sobre sua trajetória acadêmica vivida e aquela que ainda está por vir. São frequentes as perguntas: – em quais campos eu tenho mais (ou menos) facilidade? – em que área eu quero atuar profissionalmente? – como escolher o tema do TCC?

Como escolher o tema do TCC?

Quando a dúvida sobre a escolha do tema de TCC se estende para o último ano do curso – mais precisamente para o 9º período – ela entra em conflito com o prazo já estabelecido pelas Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento do TCC. Assim, essa indefinição passa a dificultar o processo de desenvolvimento do TCC, afetando os prazos de entrega e comprometendo a qualidade final do produto.

A boa notícia é que, diante da infinidade de temas para TCC, existem estratégias que podem ser desenvolvidas visando auxiliar o aluno na escolha do tema do TCC mais adequado para ele e, até mesmo em como fazer um bom TCC. A formação de repertório conceitual e projetual, autorreflexão e, mesmo, conversas orientativas, contribuem para a estruturação de ideias para TCC, a escolha de um tema e a organização prévia de um esquema de trabalho que esteja pronto antes do início do 9º período (ou do 5º ano).

Toda trajetória bem-sucedida começa com um bom ponto de partida. Saber escolher por onde começar pode fazer toda a diferença no processo de desenvolvimento do TCC.

Nos siga no Instagram e fique por dentro de todas as novidades!

Precisa de ajuda?